Mapas dos Aventureiros (e Regras para XP de Exploração)
postado por Ícaro Agostino
Biergotten é uma campanha de Hexcrawl no estilo west marches, ou seja, mesa aberta, com sessões episódicas, com mundo permanente em que muitos grupos de jogadores busquem suas aventuras.Em Biergotten a maior parte do XP é dada pelos tesouros retornados a civilização na proporção de 1 Ponto de Experiência para cada uma Peça de Ouro, como acontece no tradicional D&D B/X. Porém, novos motores de evolução foram criados para impulsionar a experiência de Hexcrawl, estimulando grupos a irem mais longe e para locais inéditos.
As regras de XP de exploração e mapeamento são:
Você ganha XP por enfrentar os ermos e retornar, adquirindo respeito do povo (individual)• 50xp por sair aos ermos e retornar
• 100xp, por personagem, por Feature descoberto por Hex não civilizado
As regras completas de XP que incluem além dessas o XP por Tesouro e Rumores podem ser consultadas aqui: https://biergotten.blogspot.com/p/regras-da-casa-da-campanha.html
Nesse post vamos ver o resultado dessas Regras da Casa, especialmente o XP por mapeamento de regiões. Atualmente na campanha existem 5 regiões mapeadas por grupos diferentes.
As Planíceis da Frasqueta
Região reportada pela colaboração dos grupos Esploradores Tardios, Blue Caps e Covardes, Mancos e Melhores. Essa é a região em torno do ponto seguro conhecido como Vila da Frasqueta. Esse mapa foi desenhado por Guilherme Providello.
A Floresta do Casulo
Pântano do Zói de Gato
Região reportada pelo grupo Varavales. Essa é uma região próxima a Floresta do Casulo, ainda pouco conhecida pelos aventureiros em geral, os rumores contam que é lar de uma bruxa e de jacarés gigantes. Esse mapa foi desenhado por Márcio Loureiro.
O mapa foi reportado junto com o texto:
A Chapada dos Queimados
Os Picos da Luneta
Região reportada pelo grupo Blue Caps com ajuda dos Varavales. Essa é região ao norte da Vila da Frasqueta, lar de uma criatura predadora, de um Forte abandonado e de uma Ruína Anã. Mapa desenhando por Guilherme Providello.
O mapa foi reportado com o seguinte texto:
Os Picos da Luneta 🔭
Ao norte da Frasqueta, subindo o Rio Claro existe uma serra com 3 picos. Pela terceira vez eu subi o pico leste em direção ao forte antes abandonado, lar de Escorpiões Gigantes combatidos pelos corajosos Varavales.
Lá de cima do Forte dos Varavales a vista é magnifica, e com a ajuda da Luneta do grande Mago Galileu pude ver ainda mais longe do que meus olhos de Elfa permitem.
No pico central pude ver uma passagem na montanha e uma imensa estatua derrubada, ali deve ser o lugar que nos rumores chamam da Latrina do Anão. E no pico mais alto à oeste vive a terrível Serpe de Pele albina.
O clérigo Altair é notável em seu talento com mapas, e junto com a esperteza do Elfo Amaro e da astúcia do ladrão Rivaldo Salamandra nós mapeamos a região.
Amaro, o Próximo nomeou esse lugar de Picos da Luneta, e assim os Blue Caps com a ajuda dos Varavales dividem com todos os aventureiros o nosso mapa.
• • •
Além dessas cinco regiões, também foi liberado um mapa mais geral (que está no começo desse post). Como é possível ver, o estilo do desenha é totalmente aberto, e cada grupo usa as descrições ficcionais, relatos e rumores para mapear a partir da visão de seus personagens.
🚨 Novas atualizações de mapeamento serão incluídas nesse mesmo post que será editado a medida que a campanha avançar.
• • •
Biergotten é uma campanha de Hexcrawl no estilo west marches, ou seja, mesa aberta, com sessões episódicas, com mundo permanente em que muitos grupos de jogadores buscam suas aventuras.
Uma ótima introdução para entender a mítica e regras do cenário é o EP 770 do Café com Dungeon
🔊 Spotify: Café com Dungeon #770 - Biergotten
Começou recentemente a terceira temporada e rolou uma live no canal do Regra da Casa trazendo as novidades sobre o estado do projeto que é aberto a toda a comunidade.
📺 YouTube: Biergotten Live - Abertura T03
Leia mais aqui: https://biergotten.blogspot.com/p/o-que-e-biergotten.html
Comentários
Postar um comentário