Mapas dos Aventureiros (e Regras para XP de Exploração)

postado por Ícaro Agostino

Biergotten é uma campanha de Hexcrawl no estilo west marches, ou seja, mesa aberta, com sessões episódicas, com mundo permanente em que muitos grupos de jogadores busquem suas aventuras.

Mapa pelo jogador Gui Providello, desenhado a partir de Exploração e Rumores

Em Biergotten a maior parte do XP é dada pelos tesouros retornados a civilização na proporção de 1 Ponto de Experiência para cada uma Peça de Ouro, como acontece no tradicional D&D B/X. Porém, novos motores de evolução foram criados para impulsionar a experiência de Hexcrawl, estimulando grupos a irem mais longe e para locais inéditos.

As regras de XP de exploração e mapeamento são:

Você ganha XP por enfrentar os ermos e retornar, adquirindo respeito do povo (individual)
50xp por sair aos ermos e retornar

Você ganha XP por exploração (individual)
100xp, por personagem, por Feature descoberto por Hex não civilizado

Você ganha XP por compartilhar suas descobertas (grupal)
• 100xp por hexágono, por região (conjunto de Hexes) mapeada, com seus Features, pela 1ª vez reportada à civilização (o grupo pode batizar a região)

As regras completas de XP que incluem além dessas o XP por Tesouro e Rumores podem ser consultadas aqui: https://biergotten.blogspot.com/p/regras-da-casa-da-campanha.html

Nesse post vamos ver o resultado dessas Regras da Casa, especialmente o XP por mapeamento de regiões. Atualmente na campanha existem 5 regiões mapeadas por grupos diferentes.

As Planíceis da Frasqueta


Região reportada pela colaboração dos grupos Esploradores Tardios, Blue Caps e Covardes, Mancos e Melhores. Essa é a região em torno do ponto seguro conhecido como Vila da Frasqueta. Esse mapa foi desenhado por Guilherme Providello.

A Floresta do Casulo


Região reportada pelo grupo Capitalistas sem Capital. Essa é uma das regiões mais conhecidas pelos aventureiros, já apareceu inclusive em lives de jogos do Regra da Casa. Esse mapa foi desenhado por Tito Lima.

Pântano do Zói de Gato


Região reportada pelo grupo Varavales. Essa é uma região próxima a Floresta do Casulo, ainda pouco conhecida pelos aventureiros em geral, os rumores contam que é lar de uma bruxa e de jacarés gigantes. Esse mapa foi desenhado por Márcio Loureiro.

O mapa foi reportado junto com o texto:

Tardamos, mas não falhamos! Os Varavales anunciam o mapeamento e desbravamento do agora intitulado Pântano do Zói de Gato. Uma pequena região afundada como um caldeirão, de vegetação úmida e árvores retorcidas com uma única visão destacável: uma cabana bucólica, construída próxima ao encontro entre a Muralha e a Floresta do Casulo.

A Chapada dos Queimados


Região relatada por um grupo que atualmente não está ativo na campanha (assim que descobrir o nome eu atualizo aqui). Essa é uma região considerada bem perigosa, muitos aventureiros morream para os perigos, mas já trouxeram tosouros mágicos.

Os Picos da Luneta


Região reportada pelo grupo Blue Caps com ajuda dos Varavales. Essa é região ao norte da Vila da Frasqueta, lar de uma criatura predadora, de um Forte abandonado e de uma Ruína Anã. Mapa desenhando por Guilherme Providello.

O mapa foi reportado com o seguinte texto:

Os Picos da Luneta 🔭

Ao norte da Frasqueta, subindo o Rio Claro existe uma serra com 3 picos. Pela terceira vez eu subi o pico leste em direção ao forte antes abandonado, lar de Escorpiões Gigantes combatidos pelos corajosos Varavales.

Lá de cima do Forte dos Varavales a vista é magnifica, e com a ajuda da Luneta do grande Mago Galileu pude ver ainda mais longe do que meus olhos de Elfa permitem.

No pico central pude ver uma passagem na montanha e uma imensa estatua derrubada, ali deve ser o lugar que nos rumores chamam da Latrina do Anão. E no pico mais alto à oeste vive a terrível Serpe de Pele albina.

O clérigo Altair é notável em seu talento com mapas, e junto com a esperteza do Elfo Amaro e da astúcia do ladrão Rivaldo Salamandra nós mapeamos a região.

Amaro, o Próximo nomeou esse lugar de Picos da Luneta, e assim os Blue Caps com a ajuda dos Varavales dividem com todos os aventureiros o nosso mapa.

Amaranta, a Elfa Herbalista 🌱

• • •

Além dessas cinco regiões, também foi liberado um mapa mais geral (que está no começo desse post). Como é possível ver, o estilo do desenha é totalmente aberto, e cada grupo usa as descrições ficcionais, relatos e rumores para mapear a partir da visão de seus personagens.

🚨 Novas atualizações de mapeamento serão incluídas nesse mesmo post que será editado a medida que a campanha avançar.

• • •

Biergotten é uma campanha de Hexcrawl no estilo west marches, ou seja, mesa aberta, com sessões episódicas, com mundo permanente em que muitos grupos de jogadores buscam suas aventuras. 

Uma ótima introdução para entender a mítica e regras do cenário é o EP 770 do Café com Dungeon

🔊 Spotify: Café com Dungeon #770 - Biergotten

Começou recentemente a terceira temporada e rolou uma live no canal do Regra da Casa trazendo as novidades sobre o estado do projeto que é aberto a toda a comunidade.

📺 YouTube: Biergotten Live - Abertura T03

Leia mais aqui: https://biergotten.blogspot.com/p/o-que-e-biergotten.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia para Jovens Aventureiros de Biergotten

T03E06 - Dobradinha de domingo 🥶