Guia para Jovens Aventureiros de Biergotten

postado por Ícaro Agostino

Biergotten é uma campanha de Hexcrawl no estilo west marches, ou seja, mesa aberta, com sessões episódicas, com mundo permanente em que muitos grupos de jogadores busquem suas aventuras.

Uma ótima introdução para entender a mítica e regras do cenário é o EP 770 do Café com Dungeon

🔊 Spotify: Café com Dungeon #770 - Biergotten

Começou recentemente a terceira temporada e rolou uma live no canal do Regra da Casa trazendo as novidades sobre o estado do projeto que é aberto a toda a comunidade.

📺 YouTube: Biergotten Live - Abertura T03

Leia mais aqui: https://biergotten.blogspot.com/p/o-que-e-biergotten.html

• • •

Guia para Jovens Aventureiros

Agora com o início da terceira temporada muitos aventureiros novos chegaram para jogar Biergotten, a mesa usa a abordagem West Marches com múltiplos grupos jogando no mesmo cenário.

Houve então um esforço da comunidade para reunir informações, dicas e links para melhor receber os novos jogadores.

Aqui nesse post vai estar reunido todo esse material que foi batizado de Guia para Jovens Aventureiros!

• • •

0. Como montar seu Personagem por Balbi

Aqui está reunido todo o passo a passo para criação de um personagem, compra de itens e outros detalhes.

🔗 Link: Notion - Criação de Personagem

• • •

1. Tutorial de como eu consegui jogar toda semana por Márcio Loureiro

1) chame todos os seus amigos que tem horários merdas igual você;

2) anuncie em todos os grupos de RPG que você está (fale que são o Cobbi e o Balbi narrando);

3) converse com os dois mestres e pergunte se daria pra fixar sessões no dia X, horário Y;

4) reúna os gatos pingados dos grupos e anuncie a incursão aqui;

5) crie um grupo no Telegram com essas pessoas;

6) combine de criar um grupo de jogos fixos com esses jogadores;

7) seja feliz (:

• • •

2. Mapa entalhado pelo Menestrel, em uma mesa da taverna da Dora por Guilherme Providello

Mapa dos Arredores da Vila

Um elfo que muitos chamam de Menestrel cantarola uma canção enquanto entalha uma das mesas da taverna da Dora)

- Ouvi relatos de aventureiros marchando para o oeste num continente longínquo: para que o conhecimento que portavam não morressem com eles nos Ermos, eles deixaram um mapa em uma mesa...

(O elfo assopra a mesa, lascas voam pra todo lado)

- Pronto!

• • •

3. Guia de Navegação por Márcio Loureiro

1) eu tbm tenho muita dificuldade, mas consigo ver uma curva de capacidade crescente em entender a Frasqueta a cada sessão;

2) eu tenho uma analogia que, entender a frasqueta é conseguir montar um quebra-cabeças muito bonito que está desmontado na sua mesa;

3) a primeira coisa que EU fiz foi elencar o nome dos locais numa lista. então eu escrevia: "frasquete, torre do bacharel, chapada, serra da serpe, floresta do casulo etc;

4) partindo disso, eu escrevi um F num papel e comecei a rodear ele com esses locais: "coloquei o monte kibe a sudeste, a torre do bacharel a norte, a chapada e a serra mais a norte, uma pra esquerda e outra direita.

5) quando a sessão começava e o balbi narrava "de frente pra voces está o monte kibe, eu girava o papel na minha frente, pra criar uma "visão 360" do meu personagem. isso fazia com que eu não me perdesse

6) o mais difícil foi criar as estradas e os rios. até hoje to trabalhando nisso;

7) com o passar do tempo esse papel foi virando um mapa;

8) nesse ponto eu fiz uma coisa que acho que mestre nenhum indicaria: traspus pra um hexmap, que eu vou tentando montar sempre que descubro novos locais, mas não esqueço do meu mapinha 360;

9) lembrando que esse mapa 360 são apenas letras ao redor de um F (de frasqueta);

10) outra coisa que tem me ajudado COLOSSALMENTE é anotar o roteiro/rota que a gente seguiu mas isso só funciona junto a;

11) PERGUNTAR MUITO, ser chato, parar o jogo, perguntar, tirar a duvida, perguntar e perguntar;

12) sério tu jogou cmg e viu que pra gente sair da primeira encruzilhada de ponte eu fiz questão de ter certeza que todo canto que eu olhava tava certo o que eu via. pergunta "mestre, se eu olhar pra minha direita aqui eu vejo X coisa, se eu olho pra tras eu to vendo tal lugar?" isso ajuda a criar confiança.

Mas agora vem as 3 dicas que eu acho mais importantes

13) narre pra você mesmo. é mano. quando eu to de bobeira antes da sessão eu pego meu mapa, tal qual a criança solitária que fui e narro as visões da frasqueta pra mim mesmo. fico tentando me aproximar dos locais e entender o que cada cantinho é. EXERCITANDO minha criatividade. falo pra mim mesmo o que lembro dos mestres terem descrito. pego minhas notas e re-leio em tom narrativo, me situando "estou andando pela saida das paliçadas da frasqueta. que belo horizonte eu vejo. o monte quibe parece ter sido tombado. seu topo deve ter caido sobre a mata que o envolve, ou talvez naquele grande lago. a chapada continua imponente, a esquerda do monte, quilometros a frente..."

14) tal qual estudar matemática no 2º ano do ensino médio, perder 5 minutos de explicação é perder a aula toda. em hexploração, a gente tem que tá ATENTO ao mestre, se moscar é só pedir pra repetir. mas se moscar geral é morte. é ficar perdido a sessão toda. é tipo coma alcoolico. 10 minutos são 5, 6 horas. então 10 minutinhos respondendo alguém no zap é como se voce tivesse apagado na fazenda do zebedeu e acordado na floresta da viuva sem fazer a menor ideia de como chegar ali

15) e por fim, paciência. na medida que o quebra-cabeças vai se encaixando. mesmo que ainda sejam 15% das peças apenas (ou menos), aquele vai ser o SEU CANTINHO. uma das sensações mais legais é saber como chegar em algum lugar. e essa sensação acontece na vida real. Tipo quando você é criança, se muda pra uma cidade nova e aprende a ir e voltar da escola, depois aprende a ir da escola pra casa de um amigo e da casa desse amigo pra locadora de video-game, e depois voltar pra casa. e cria esse mapa mental

• • •

4. Mapas dos Aventureiros

Aqui nesse outro post estão listadas todas as regiões já mapeados pelos times que são publicas para todos os jogadores


🔗 Link: https://biergotten.blogspot.com/2023/08/mapas

• • •

• Leia sobre como jogar aqui: https://biergotten.blogspot.com/p/o-que-e-biergotten.html

🚨 Novas atualizações do guia serão incluídas nesse mesmo post que será editado a medida que a campanha avançar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas dos Aventureiros (e Regras para XP de Exploração)

T03E06 - Dobradinha de domingo 🥶